Aula de canto para iniciantes – Dica exclusiva para quem quer ser um vocalista
October 11, 2017
Toda banda precisa de um vocalista, mas esse vocalista precisa conhecer os conceitos básicos do canto para não cometer erros nas suas performances.
É muito comum que vocalistas iniciem sua carreira musical sem estudar música a fundo, sem aprender as principais escalas musicais, o conceito de campo harmônico e tonalidade, formação de acordes, coisas simples. Quem já nasce com um certo dom para cantar geralmente ignora esses aprendizados por acreditar que não é necessário, afinal se ele já canta bem, por que se preocupar com esses estudos? Mas a verdade é que esse pensamento é muito equivocado. Um vocalista, para ser verdadeiramente afinado, precisa praticar solfejo. Obviamente, não estou me referindo aqui a pessoas realmente talentosas (pontos fora da curva) que já nascem com um ouvido muito apurado (ouvido relativo, quase ouvido absoluto), pois essas conseguirão entrar corretamente em qualquer música, de qualquer estilo, sem desafinar. Mas o caso geral e mais frequente é que a pessoa até consiga cantar bem quando está cantando junto com a banda ou sozinha com o rádio ou som ligados, mas quando faz uma gravação, todos os defeitos ficam evidentes.
Para aqueles que realmente acham que cantam bem, experimentem gravar vocês cantando. Façam esse teste, vocês verão que várias desafinações e oscilações na voz acabam passando despercebidas e precisam ser corrigidas. Você também verá que sua respiração não está adequada, que talvez tenha faltado força e potência vocal em alguns trechos da música. Esse diagnóstico todo revelará uma necessidade de aprendizado mais aprimorada. Afinal, quais são os erros mais comuns do canto? Isso precisa ser bem conhecido.
Também é preciso ter um mínimo de conhecimento sobre a música como um todo, no que se refere aos atributos do som, como altura e intensidade.
Por incrível que pareça, muita gente canta sem saber sua classificação vocal, e o resultado disso é um esforço e desperdício de potência vocal pela falta de conhecimento e percepção dos seus próprios limites vocais. Uma classificação vocal pode informar a altura ideal para executar suas performances. Assim, você (cantor) pode dizer para a banda qual o tom que fica mais adequado para cada música.
Para melhorar a afinação, o solfejo é uma das melhores coisas. Experimente cantar notas específicas junto de um instrumento (recomendamos o teclado ou piano) e confira se você conseguiu executar tudo de forma apropriada. Grave esses exercícios para se autoavaliar.
E, é claro, aprenda algumas técnicas extras como segunda voz, vocalizes, entre outras. Um bom cantor precisa saber executar a segunda voz de imediato, sem precisar pensar muito. Mas – para isso – é preciso primeiro entender o conceito e depois colocar em prática com muitos exercícios.
Mas fazer tudo isso sozinho é meio difícil, e encontrar aulas particulares de canto acaba saindo meio caro. Portanto, a melhor dica é fazer esse curso de canto online criado pelo Descomplicando a Música. Nesse curso, você vai conseguir colocar em prática tudo o que precisa, com muitos exercícios e explicações didáticas. O curso foi cuidadosamente pensado para iniciantes, pessoas que querem aprender como cantar bem. Garanto que seu sonho de ser um bom vocalista pode se tornar realidade, desde que você esteja disposto a investir uma pequena quantia de 49 reais e invista – principalmente – tempo para se dedicar. Afinal, o canto é como qualquer outro recurso na música: precisa ser estudado!